novembro 13, 2009

Queima Bandeira

"Manifestantes queimam a bandeira dos EUA durante protesto em Manila, contra a visita da secretária de Estado americana"


É parece que só os americanos é fascinados pela sua bandeira pois os 50 manifestantes em Manila protestaram contra a visita de Hilary e o acordo bilateral pelo que os EUA efetuam manobras militares no país e assistem na luta contra o grupo radical islâmico "Abu Sayyaf", qualificado como terrorista pelo Congresso americano.

Há dois meses, o Senado filipino solicitou à presidente filipina a renegociar com os EUA a presença de suas tropas.

O Congresso dos EUA mantém paralisada uma ajuda militar de US$ 2 milhões às Filipinas perante a violação de direitos humanos no país, como a suposta implicação de militares no assassinato de jornalistas e ativistas de esquerda.

A Embaixada dos EUA informou que Clinton, em sua primeira viagem às Filipinas como secretária de Estado, expressará sua solidariedade com as centenas de milhares de filipinos afetados pelos tufões que assolaram o país nos últimos meses.

Macapagal, que termina seu mandato único no ano que vem, aproveitará a reunião com a secretária de Estado para garantir eleições "limpas e honestas", assim como uma transferência de poder ordenada.

Clinton permanecerá dois dias na capital filipina antes de retornar a Cingapura para acompanhar ao presidente americano, Barack Obama, na cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizado no fim de semana.

Os EUA fecharam todas suas bases militares nas Filipinas no início da década passada a pedido do país anfitrião, mas por causa dos atentados terroristas do 11/9 os governos de Washington e Manila renegociaram a cooperação em matéria de segurança e defesa e se autorizou a presença de tropas americanas no arquipélago em missões concretas.







Visite!

0 comentários:

Postar um comentário